quinta-feira, 21 de junho de 2018

Ainda bem que há surpresas!


Felizmente, há sempre surpresas nas grandes competições desportivas, especialmente nas de futebol. Umas maiores do que outras, é verdade, mas sempre surpresas. Estou certo de que só os mais pessimistas admitiriam antes do jogo começar que a selecção argentina iria perder por margem expressiva.

A Argentina é, digamos assim, uma velha nação do futebol, já venceu o Mundial em 1978 e tem em Maradona a grande estrela, acima de muitos outros grandes futebolistas da selecção alviceleste, enquanto a Croácia é uma jovem nação em tudo. Portanto, até no desporto mais popular do planeta, a que Pascal Boniface já baptizou de «único fenómeno verdadeiramente globalizado».

A Argentina perdeu e perdeu bem. Messi mal se viu e os companheiros de equipa nunca foram capazes de se superiorizarem aos croatas, individual e colectivamente. Os argentinos podem, sim, lamentar ou queixar-se da intervenção azarada do guardião Caballero, mas no mais devem assumir que estiveram muito aquém do que podem e sabem, táctica e estrategicamente. Um ponto, um golo marcado e quatro sofridos em dois jogos é pecúlio muito fraco. Ainda não está eliminada, mas já depende de terceiros.

Humilhante esta derrota? Não! Como se diz na gíria, é futebol. E ainda bem que há surpresas… A popularidade do futebol deve-lhe muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vem aí o futuro!

    O SNS vai melhorar, os médicos vão trabalhar menos e ganhar mais, os professores vão receber o atrasado, a TAP só vai dar lucro... O Pa...